5 principais problemas de tecnologia e suas soluções - Fargotech

5 principais problemas de tecnologia nas empresas — e suas soluções

Gestores de TI, quero começar com uma pergunta com foco no tema problemas de tecnologia: quantas vezes você já se deparou com uma enxurrada de chamados devido à lentidão ou erro de aplicações, problemas de backup e servidor, falhas de segurança ou invasões?

E tudo isso acompanhado pela dificuldade de acesso a profissionais especializados e confiáveis para o auxílio na resolução dos seus problemas de tecnologia. 

É um cenário desesperador, não é mesmo? Acredite, a gente sofre junto com vocês. Por isso, fizemos essa lista com os 5 principais problemas de tecnologia que acontecem nas empresas e algumas dicas para mitigá-los. 

5 problemas de tecnologia enfrentado pelas empresas

1. Lentidão no servidor ou nas aplicações

Em um mundo super conectado, servidores ou aplicações lentas são fatais para a produtividade e bom funcionamento dos sistemas. Sendo assim, ao menor sinal de lentidão, não é uma boa estratégia negligenciar. 

As causas para esse problema são as mais diversas, entre elas podemos destacar: 

  • Utilização de servidor de armazenamento ou aplicação com tamanho subdimensionado;
  • Configuração das aplicações seja no Data Center, Discos ou Servidores;
  • Superaquecimento dos processadores; 
  • Ataques malwares que consomem a memória e capacidade do processador; 
  • Uso de muita memória gerando instabilidade de aplicações executadas em simultâneo. 

Para evitar esses problemas, é fundamental contar com uma solução ideal de infraestrutura de TI para o seu negócio, o que garanta a aquisição de equipamentos que realmente se adequem às necessidades da empresa. Dessa forma, evitam-se os custos desnecessários, seja com super ou subdimensionamento. 

Além disso, é muito importante avaliar a capacidade do Disco e contar com um Sistema de Segurança contra invasões eficiente. Por fim, precisamos falar do Backup, mas isso é assunto para o próximo tópico.

2. Falhas ou inexistência de Backups

O problema anterior nos leva, consequentemente, para este. Lentidão sem causa aparente é sinal de que teremos problemas ainda mais sérios num futuro próximo. 

Portanto, é hora de verificar se o Backup está atualizado e em pleno funcionamento. 

Aí encontramos dois problemas principais: 

  • Empresas que não têm a cultura do Backup — risco incalculável de prejuízos financeiros que podem chegar a abalar a estrutura do próprio negócio;
  • Empresas que mantêm seus Backups no mesmo arranjo de Disco utilizado no dia a dia. Ponto que prejudica ainda mais a performance do servidor que está lento, além de falta de segurança para o armazenamento a longo prazo;
  • Deixar o Restore fora das suas rotinas de teste e homologação do backup.

Uma boa estratégia aqui é implementar uma área exclusiva para backup, utilizando discos “menos nobres”, com velocidade e tecnologia inferior aquela que usada nos ambientes de produção. Além disto, ter uma rede exclusiva para backup, melhorará o desempenho das aplicações. 

Você também pode optar pelo armazenamento de dados na nuvem, o Cloud Backup, onde você somente pagará pelo espaço que utilizar. 

Deu para entender, né? Você pode optar por vários tipos de armazenamento de dados, o que não dá para ficar sem é um backup!

O especialista em Storage é o profissional ideal para mapear e indicar qual o melhor método para o seu negócio e o que trará menos riscos de perda diante de um desastre.

3. Exposição ou falhas de segurança digital 

Segurança da Informação deve ser tratada como um tema estratégico do negócio. Ainda mais se a sua empresa está operando em regime de Home Office. Isso porque as vulnerabilidades que geraram um maior número de ciberataques no último ano estão relacionadas, principalmente, às configurações de privacidade dos usuários.

Em muitos casos, as empresas não possuem uma estrutura de segurança em seus equipamentos digitais, nem mesmo em suas redes de internet domésticas, tornando-se, assim, alvo fácil para invasões e roubo de dados, o que pode colocar o sistema inteiro da organização em perigo. 

Para evitar o problema, invista em: 

  • Estruturação de redes confiáveis, 
  • Política de senhas robustas de acesso, 
  • Uso da VPN,
  • Atualização constante de Firewalls,
  • Aparelhos exclusivos de acesso ao trabalho para os funcionários,
  • Um plano de contingência em caso de eventos que impactem a integridade do negócio.

O especialista em TI com foco em Segurança e Proteção da Informação é o responsável técnico por indicar as melhores soluções e implementá-las em seu negócio.

4. Dificuldade de acompanhamento dos ativos digitais do negócio 

Estabilidade e segurança nas operações. É isso que todo gerente de TI busca. Por isso, o monitoramento é essencial.

As mega empresas, já amplamente digitalizadas, por cultura, investem em tecnologias de monitoramento para acompanhar o funcionamento dos equipamentos tecnológicos. Entretanto, pequenas, médias e até grandes empresas ainda acreditam que contar com esse sistema é um investimento caro para o negócio. 

Ledo engano! Trata-se de um investimento bem em conta, principalmente se comparado aos prejuízos de uma falha nesses ativos. Afinal, o foco aqui é sempre na eficiência dos processos. 

Um Sistema de Monitoramento nada mais é do que um painel que mostra, de forma gráfica e ágil, a saúde de todo o parque digital do seu negócio. A grande vantagem é que você não precisa esperar a queda de algum componente para identificar o problema e, então, solucioná-lo.

A FARGOTECH conta com um sistema único de monitoramento online, que acompanha todo o parque tecnológico, e até mesmo os dispositivos, à distância, 24 horas por dia, 7 dias por semana, gerando relatórios e alertas que podem chegar direto no seu celular.

5. Acesso a profissionais especializados 

Por fim, o último dos problemas de tecnologia enfrentado pelas empresas, mas nem de longe o menos importante. O suporte técnico especializado e de qualidade é um gargalo para diversos gerentes de TI. 

É complexo ter acesso à mão de obra qualificada em TI, o que muitas vezes prejudica a definição e implantação de soluções. Por isso, desenvolvemos um programa onde você fala diretamente com nossos especialistas, profissionais certificados e com ampla experiência, prontos a solucionar seus problemas de forma ágil. 

Além disso, com uma cultura agnóstica, nossas soluções propostas sempre estarão focadas em oferecer a melhor tecnologia para o negócio, com o melhor custo benefício. 

Os problemas de tecnologia não são exclusividade desta ou aquela empresa. Todas que estão no processo de Transformação Digital estão vulneráveis a esses e outros problemas do parque tecnológico. Por isso, é fundamental que ao menor sinal de falha, o profissional especializado seja contatado para análise e proposta de solução e implantação. 

Quer saber mais sobre como a FARGOTECH pode ajudar a solucionar seus problemas de tecnologia? Entre em contato conosco pelo: [email protected].

Comments are closed.